
O livro é voltado para adolescentes, o público mais ou menos da mesma idade das protagonistas (ou seja, 17/18 anos). Mas não é por isso que as autoras Jenny Han e Siobhan Vivian escrevam de forma boba, piegas e “tatibitati”. Não podem ser os diálogos mais incríveis da face da Terra, mas certamente não atentam contra nossa inteligência. É um livro de leitura ágil e tranquila.
O mote, claro, é a vingança de três meninas contra alguns (os mais populares) alunos do colégio onde estudam. Mágoas passadas e recentes das três se misturam. Como uma equipe, e elas traçam um plano de vingança para cada desafeto.
Eu esperava sangue nos olhos desde o início, confesso. Não sei se é por ler muitos livros tensos, com crimes etc. Mas passamos mais da metade do livro com peças relativamente bobas, que não causam o espanto no leitor. Talvez porque os alvos não sejam assim tão miseráveis ao ponto de receber uma punição exemplo. Pro fim do livro, a coisa começa ficar mais animada, com planos mais arquitetados e vingativos no melhor sentido da palavra (se é que isso existe).
Quando chega no ápice, o livro acaba. Simples assim. Não sabemos o desenrolar da história. Claro que isso é uma margem para a continuação. Corri pro Google e vi que lá fora já foi lançado o restante da história. Vamos ver quando chegará por aqui porque esse, se mantiver o ápice do final do anterior, será bem mais legal e vingativo.
Olho por olho é da editora Novo Conceito e contém 320 páginas.
Testado por Rafaela