Olhando as receitas por aí, encontrei esse Strogonoff de Frigideira no Cybercook. Como adoro estrogonofe, resolvi testar. A receita é simples, rápida e muito gostosa. Fiz algumas modificações.
![]()

Strogonoff de Frigideira
Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (chá) de alho picado
300 g de carne picada na ponta da faca
3 xícaras (chá) de água quente com 1 tablete de caldo de carne dissolvido
2 tomates picados
100 g de cogumelo fatiado
1/2 xícara (chá) de catchup
1/4 xícara (chá) de mostarda
3 colheres (sopa) de Molho de soja (shoyu)
Sal a gosto
2 xícaras (chá) de talharim (100 g)
Para finalizar:
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
Modo de preparo:
Aqueça a manteiga, o fio de azeite a cebola, o alho e a carne.
Leve ao fogo, refogue até a carne ficar macia e levemente dourada coloque os tomates.
Junte o cogumelo, o catchup, a mostarda, o shoyu, sal e misture. Logo em seguida o caldo de carne dissolvido na água, o talharim, misture e deixe ferver.
Após a fervura abaixe o fogo, tampe a panela, cozinhe por mais ou menos 30 minutos, mexendo de vez em quando. Se for necessário, acrescente água quente.
Adicione o creme de leite e deixe por 3 minutos.
Sirva logo em seguida.
Atenção! O talharim deve ser acrescentado sem o cozimento.
Minhas modificações: não sei frigideira; usei uma panela. Usei frango no lugar da carne (consequentemente, usei o caldo de frango). O frango já estava pronto, então quando o refogado já estava quase pronto, coloquei-o praticamente junto com o cogumelo e os outros ingredientes. Fiz com espaguete e com penne; nunca testei com talharim. Como o fogão lá de casa é bem rápido, na hora de tampar a panela pra deixar ferver, coloquei um pouquinho mais de água e não deixei os 30 minutos. Ficou pronto bem antes do tempo. Coloquei um pouquinho de extrato de tomate no lugar do tomate em si e ficou bom. Claro que o tomate deixa o prato mais natural. Deixo para salpicar o queijo ralado no meu próprio prato. Já fiz umas duas ou três vezes; é bom comer logo em seguida de pronto.
Testado por Rafaela